Acesso à informação





Confea presente no maior evento latino do setor de drone e geotecnologia
Escrito por Bruno Firmino    Seg, 01 de Julho de 2019 10:20    PDF Imprimir E-mail

Brasília, 26 de junho de 2019.

Conselheiro do Crea-SP geólogo Ronaldo Malheiros recebe público no estande do Confea

Nesta semana, o Confea leva informações sobre o sistema profissional para o público do MundoGEO Connect - 9º Conferência e Feira de Geotecnologias e do DroneShow 2019.

Realizado desde 2011, o evento se consagrou como o maior e mais importante do setor na América Latina. Tem como proposta proporcionar um novo tipo de experiência de interatividade entre especialistas, acadêmicos, estudantes e empresários do setor, usando modelos inovadores de mapeamento de demandas e conteúdos de maior interesse por meio de pesquisas online, captação de conteúdo das apresentações e modelos dinâmicos de debates e palestras, onde se privilegia a troca de ideias e a interação entre os participantes e os debatedores.

Enquanto apoiador institucional do evento, o Confea marca presença com estande, distribuição de publicações técnicas, esclarecimentos de dúvidas e também com a presença de representantes do Sistema Confea/Crea. O conselheiro do Crea-SP geol.  Ronaldo Malheiros Figueira e a funcionária da Gerência de Comunicação do Confea Célia Batista estão à frente das atividades do Conselho no espaço.

Malheiros esteve ainda na abertura da programação, representando o presidente do Confea, Joel Krüger. Ao público ele explicou as principais atribuições do conselho profissional. “O Sistema tem papel importante na disseminação de informações sobre ciência e tecnologia do Brasil, e está muito preocupado com isso. Por conta dessa preocupação é que estamos aqui hoje com vocês e também porque a gente entende que isso é importante para o desenvolvimento do país. Todas essas tecnologias podem ajudar muito a fiscalização do exercício profissional, o que vai garantir trabalhos técnicos de qualidade, projetos e empreendimentos com profissionais legalmente habilitados. Quem quiser conhecer melhor o Sistema é só visitar o estande na feira”.

Público acompanha palestras no estande do Confea

Na quarta-feira (26), o estande recepcionou representantes da Associação Profissional dos Geógrafos (Aprogeo) e de uma empresa especializada em soluções geográficas para promover palestra sobre “Tecnologia Livre para serviços de dados espaciais”.

Facilidades e vantagens do software foram explicadas ao público do segmento. “O Open Source, a Tecnologia Livre, tem grande relevância no nosso mercado, uma vez que proporciona bons modelos de negócios”, comentou o palestrante Arthur Paiva após explicar que o sistema de custo zero funciona para qualquer serviço de banco de dados, processamento ou publicação de dados.

Avaliando a atividade, o presidente da Aprogeo-PR, Jorge Campelo, destacou a participação do público, que se mostrou interessado na temática, e agradeceu a parceria do Confea na programação. “A presença do Conselho neste evento é de grande importância porque aqui estão reunidos profissionais de todas as áreas de atuação que o Confea representa”.

Confira a live da palestra:

À tarde, foi a vez de a geógrafa doutora e master coach de cidades inteligentes da América Latina Grazi Carvalho falar ao público do estande sobre “Cenários futuros para cidades inteligentes”.

Geógrafa e doutora Grazi Carvalho

Na manhã da quinta-feira (27), Francisco Salles, da Apeasp, palestrou no estande sobre a "Importância da regularização de propriedades no Brasil".

Francisco Salles (Apeasp)

Mais fotos no Facebook do Confea

Drones na indústria 4.0
A 5ª edição do DroneShow é realizada novamente em São Paulo, de 25 a 27 de junho de 2019, em conjunto com a 9ª edição da MundoGEO. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender às demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial/Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da organização do evento e de Célia Batista/Confea